QUEM será salvo?
QUEM será salvo?
Faz sentido no apocalipse, Israel ser o povo e a terra inteira, ser a Nova Jerusalém?
A ideia de que Israel seria o povo e a terra inteira se tornaria a Nova Jerusalém é uma interpretação que mistura conceitos bíblicos com uma visão escatológica particular. Na tradição cristã, a ideia do apocalipse é frequentemente associada com o livro do Apocalipse no Novo Testamento, que contém imagens simbólicas e visões proféticas sobre o fim dos tempos, o julgamento final, e a instauração de um novo céu e uma nova terra.
A concepção de "Israel" na Bíblia tem múltiplas dimensões — é ao mesmo tempo um povo, os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, e uma terra, a região prometida a esses patriarcas. Na teologia cristã, especialmente na escatologia, o papel de Israel é interpretado de várias maneiras, dependendo da tradição teológica.
A "Nova Jerusalém" é mencionada no Apocalipse 21 como a cidade santa, descendo do céu, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. É vista como o cumprimento da promessa de Deus de um novo céu e uma nova terra onde habita a justiça. A ideia aqui é de renovação e restauração completa, não apenas de Israel, mas de toda a criação.
Então, a ideia de que a terra inteira se tornaria a Nova Jerusalém expande a promessa bíblica para incluir toda a humanidade e toda a criação, refletindo uma esperança de restauração universal. Contudo, essa interpretação pode variar amplamente e nem todas as tradições cristãs a veem da mesma maneira. Algumas interpretações focam mais no papel literal de Israel e de Jerusalém no fim dos tempos, enquanto outras adotam uma visão mais simbólica ou espiritual dessas promessas.
Quem vai ser salvo, segundo o Cristianismo?
No Cristianismo, a questão de quem será salvo é central e reflete as crenças fundamentais sobre a fé, a graça, e a redenção. Contudo, a resposta a essa pergunta pode variar significativamente entre diferentes tradições e denominações cristãs. De modo geral, a maioria das tradições cristãs concorda em alguns pontos básicos, derivados da Bíblia, sobre a salvação:
Fé em Jesus Cristo: A crença mais comum é que a salvação é concedida àqueles que têm fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. João 3:16 é frequentemente citado para sustentar essa visão: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
Graça de Deus: A salvação é vista como um dom da graça de Deus, não algo que pode ser ganho por obras ou merecimento humano. Efésios 2:8-9 afirma: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie."
Arrependimento e Conversão: A conversão e o arrependimento dos pecados são frequentemente vistos como passos necessários para a salvação. Atos 2:38 diz: "Pedro, então, lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo."
Além desses pontos, as interpretações podem variar:
Universalismo Cristão: Alguns grupos acreditam no universalismo, a ideia de que todos serão salvos eventualmente, pois a graça de Deus é ilimitada e se estende a toda a humanidade.
Predestinação: Algumas tradições, como certas correntes do Calvinismo, enfatizam a predestinação, a ideia de que Deus já escolheu aqueles que serão salvos.
Condicionalismo: Outras tradições ensinam que a salvação é condicional ao viver uma vida de fé e obediência a Deus.
Inclusivismo: Alguns cristãos acreditam que, enquanto a salvação vem através de Jesus Cristo, aqueles que não o conhecem, mas buscam a verdade e praticam o bem segundo a luz que têm, também podem ser salvos pela misericórdia de Deus.
Portanto, apesar de haver um consenso geral em torno da fé em Cristo como o caminho para a salvação, a interpretação exata de "quem será salvo" varia, refletindo a diversidade de crenças dentro do Cristianismo.
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