A vida de Abraão e Sara... Breves curiosidades

A vida de Abraão e Sara... Breves curiosidades

Na história de Abraão, farão se deitou com Sara?

Na história bíblica de Abraão, conforme narrada no livro de Gênesis, Faraó não se deita com Sara. De acordo com o relato, Abraão e Sara foram para o Egito devido a uma fome na terra onde estavam. Temendo que fosse morto por causa da beleza de sua esposa, Abraão pede a Sara que diga ser sua irmã. Faraó, ouvindo falar da beleza de Sara, a toma para sua casa, tratando Abraão bem por causa dela. No entanto, antes que qualquer coisa acontecesse entre Faraó e Sara, Deus aflige Faraó e sua casa com grandes pragas. Faraó, percebendo que essas pragas eram por causa de Sara, questiona Abraão sobre por que ele mentiu, dizendo que Sara era sua irmã, e então ordena que Abraão e Sara deixem o Egito, devolvendo Sara a Abraão. Portanto, segundo o texto bíblico, Faraó não chegou a se deitar com Sara.


E quando foi Abimeleque?

O episódio envolvendo Abimeleque, que também é similar ao ocorrido com Faraó, é narrado no livro de Gênesis, na Bíblia. Este evento acontece quando Abraão se muda para a região de Gerar, e, assim como no Egito, Abraão diz que Sara é sua irmã por medo de ser morto por causa dela.

Abimeleque, rei de Gerar, então toma Sara para si, mas antes que ele se deite com ela, Deus aparece para Abimeleque em um sonho à noite e o informa que a mulher que ele tomou é casada. Deus adverte Abimeleque de que ele está prestes a morrer por causa de Sara. Abimeleque, que ainda não havia se aproximado de Sara, defende-se dizendo que agiu com a integridade de seu coração e que foi enganado por Abraão e Sara.

Deus reconhece a integridade de Abimeleque e instrui-o a devolver Sara a Abraão, pois ele é um profeta. Abimeleque confronta Abraão sobre a sua mentira e, após ouvir sua explicação, devolve Sara a Abraão. Além disso, Abimeleque compensa Abraão com ovelhas, bois, servos e servas, e lhe oferece escolha de terras em sua região. Abimeleque também repreende Sara, mas de forma que indica respeito pela situação.

Portanto, assim como no caso com Faraó, Abimeleque não se deita com Sara, graças à intervenção divina.


Abraão era realmente irmão de Sara?

Sim, Abraão e Sara tinham uma relação familiar além de marido e mulher. De acordo com o relato bíblico, especificamente em Gênesis 20,12, Abraão explica a Abimeleque que Sara é de fato sua meia-irmã: eles têm o mesmo pai, mas mães diferentes. Abraão diz: "Na verdade, ela é minha irmã, filha de meu pai, mas não filha de minha mãe; e tornou-se minha mulher."

Esse tipo de união era mais comum nos tempos antigos, especialmente entre famílias nobres ou em culturas que praticavam casamentos dentro do mesmo grupo familiar para manter a linhagem, a riqueza ou o poder concentrados. Essa prática é vista com outros olhos hoje em dia, mas no contexto da história de Abraão e Sara, isso é mencionado para explicar a complexidade das suas relações familiares e as circunstâncias em que Abraão decidiu dizer que Sara era sua irmã.


Quem eram seus pais?


Na narrativa bíblica, o pai de Abraão é Terá. A informação sobre a mãe de Abraão não é diretamente mencionada na Bíblia, portanto, seu nome e mais detalhes sobre ela permanecem desconhecidos nas Escrituras. Abraão (originalmente Abram) é introduzido em Gênesis 11,26, onde se lê: "E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã."

Quanto a Sara (originalmente Sarai), a Bíblia não fornece detalhes específicos sobre seus pais, exceto pelo fato de que Abraão a identifica como sua meia-irmã, filha do mesmo pai, mas de mãe diferente, em Gênesis 20,12. Isso indica que o pai de Sara também seria Terá, de acordo com a explicação de Abraão, mas a identidade da mãe de Sara não é revelada. A falta de informações sobre as mães é comum em muitas genealogias bíblicas, que frequentemente enfocam as linhagens paternas.


Sobre o terceiro anjo que sumiu na ida á Sodoma...

Quando Abraão, serviu aos 3 anjos embaixo de uma árvore, e depois eles foram para Sodoma, mas quando foram na casa de ló, só eram 2 anjos, o que aconteceu com o terceiro?

Na história bíblica de Abraão e os anjos, é comummente interpretado que os três anjos que visitaram Abraão representavam a Trindade, mas quando eles foram para Sodoma, dois deles foram à cidade, enquanto o terceiro permaneceu com Abraão. Não há uma explicação específica na narrativa sobre o que aconteceu com o terceiro anjo, apenas que ele permaneceu com Abraão enquanto os outros dois seguiram para Sodoma para cumprir sua missão.


Por que, Abraão mentiu a Faraó, mentiu a Abimeleque e Deus não o castigou? Já que Faraó, nem Abimeleque sabiam que ele era marido de Sara?

A história de Abraão e Sara com faraó e Abimeleque é complexa e interpretada de várias maneiras. Alguns entendem que Abraão mentiu para proteger a si mesmo e a Sara, enquanto outros interpretam suas ações como sendo guiadas por uma falta de fé em Deus para protegê-los. Independentemente da interpretação, a narrativa destaca o perdão e a misericórdia de Deus, que pode transcender as falhas humanas.

Mas, Deus mesmo assim castigou faraó, por quê?

Na narrativa bíblica, quando Abraão e Sara foram ao Egito e Abraão mentiu sobre Sara ser sua irmã, o faraó tomou Sara como esposa. Deus então enviou pragas sobre o faraó e sua casa por causa disso. Isso pode ser interpretado como uma forma de proteger a integridade da promessa feita a Abraão de que Sara seria a mãe de uma grande nação. O castigo ao faraó pode ter sido uma demonstração do compromisso de Deus em proteger seus planos e promessas, mesmo diante das ações enganosas de Abraão.


Por que, ao invés de receber castigo por mentir, Abraão recebia dotes?


A história de Abraão e Sara envolvendo faraó e Abimeleque é complexa e pode ser interpretada de várias maneiras. Uma possível explicação é que, apesar de Abraão ter mentido sobre Sara ser sua irmã, Deus ainda interveio para proteger Abraão e Sara, preservando-os e até mesmo abençoando-os através dos dotes que receberam. Isso pode ser visto como um exemplo da misericórdia de Deus, que mesmo diante das falhas humanas, continua a agir em favor de seu povo.

Abraão conseguia ver a face de Deus?

Na tradição judaico-cristã, há relatos de que Abraão teve encontros e comunicação direta com Deus, mas não necessariamente viu a face de Deus em seu sentido literal. Por exemplo, há passagens na Bíblia em que Deus fala com Abraão e ele responde, como no relato da promessa de um filho em Gênesis 18. No entanto, é comum interpretar essas interações como sendo manifestações ou comunicações divinas, sem implicar necessariamente uma visão física da face de Deus.

Os dois lugares batizados por Abraão, ainda existem?

Abraão sepultou Sara no campo de macpela, em frente de manre, que é Hebrom, na terra de canaã, nos tempos atuais, esse lugar ainda existe? Mudou de nome?

Sim, o local conhecido como "Campo de Macpela", onde Sara foi sepultada de acordo com a tradição bíblica, ainda existe nos dias de hoje. É conhecido como a Caverna dos Patriarcas e está localizado na cidade de Hebron, na Cisjordânia. O local é considerado sagrado tanto para judeus quanto para muçulmanos e é um local de peregrinação e adoração para ambas as religiões.


Quando Abraão foi sacrificar Isaque, ele batizou o nome do monte de " o senhor proverá" esse lugar ainda existe nos dias de hoje?

Sim, o lugar onde Abraão foi preparado para sacrificar Isaque e onde ele declarou "O Senhor Proverá" é conhecido como o Monte Moriá. Este monte é considerado um local sagrado tanto no judaísmo quanto no islamismo. O Monte Moriá está localizado em Jerusalém, e muitos acreditam que é o mesmo local onde o Templo de Salomão foi construído posteriormente. O local é significativo para ambas as religiões e é frequentemente visitado por peregrinos.






Continue explorando o blog...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 4 cavaleiros do apocalipse, explicado...

O que significa sonhador - mor

Onde fica atualmente a cidade de Ai, citada na bíblia?